Faca Hunter, Cabo Coke Bottle
- Rafael Rezek
- 12 de fev. de 2017
- 2 min de leitura
**VENDIDA**
Abaixo vou disponibilizar uma descrição e como foi a confecção da minha ultima peça, uma faca modelo de caça, com espiga embutida e cabo em Jacarandá da Bolívia:

Primeiramente falemos sobre a Lamina: Foi feita em aço carbono 5160, devidamente temperado e revenido, a espessura final foi de 4,3 mm enquanto o comprimento da lâmina de de 13 cm. O acabamento é polido espelhado, mas o mais importante dessa peça é o fio que foi dado a ela. Com todo cuidado do mundo, para não superaquecer o metal (que fica muito fino), essa Lâmina teve seu fio primário lixado até zerar, e posteriormente afiada com geometria convexa e angulo mais baixo possível, sendo muito difícil vizualizar o fio a olho nú. Isso gera uma capacidade de corte excelente, para usos precisos e delicados, coerentes com o tamanho da faca.

Acima, podemos ver a lamina em seus estado mais bruto, junto com uma outra bowie, que está em andamento
Seguindo a Lâmina, temos uma guarda em alumínio polido bem fina (8mm) e delicada, seguida por um espaçador vermelho em fibra vulcanizada.

Acima, temos uma visão de perto da guarda vista por trás, mostrando o detalhe da fibra vulcanizada, os encaixes sem sobras e buracos e polimento das peças que compõe a faca.
Por fim vem o cabo, em formato coke bottle. É chamado assim pois se olhado verticalmente tem uma aparência semelhante a uma garrafa de vidro, de refrigerante. o cabo foi manualmente moldado, buscando a maior simetria entre os dois lados, o resultado é um cabo leve, ergonômico e de aparência muito bonita, combinando com o design geral da peça. A Madeira utilizada foi um bloco de Jacarandá da Bolívia, num tom marrom com veios escuros longitudinais. Uma madeira bem densa, que terminou com um ótimo polimento. o conjunto todo foi fixado com cola epoxi e um pino central em latão. A Madeira foi acabada com óleo de tungue e uma mistura de cera de abelhas e óleo de laranja para selagem dos poros.

Comments